O projeto Educando com o Turismo, desenvolvido pelo Rio Sucuri em parceria com a In plantar, foi premiado com o título ‘Amigo do Meio Ambiente’, concedido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito e pela Câmara Municipal, por meio da Lei Municipal 1475/2018, que tem como objetivo reconhecer publicamente organizações, empresas, projetos e pessoas físicas que atuam de forma relevante para a conservação da natureza.


A proprietária do atrativo turístico, Cristiane Spani, ressaltou que o reconhecimento do Rio Sucuri nesta premiação como ‘Amigo da Natureza’, é um indicativo muito positivo.
“Recebemos este prêmio com grande alegria e motivação, pois, de certa forma, ele reafirma que estamos no caminho certo - um caminho de desenvolvimento e evolução,contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais sustentável”.
Ela também reforça que o projeto Educando com Turismo foi pioneiro no sentido de Educação Ambiental no atrativo turístico. “O Rio Sucuri existe como atividade turística há mais de 26 anos, desde meados da década 90 e se comparado a isso, o departamento de projetos ambientais é relativamente novo e a parceria com a In plantar foi fundamental para o desenvolvimento dos projetos”, acrescenta.

A primeira edição do projeto foi em 2019 e envolveu alunos das escolas municipais de Bonito em uma gincana de arrecadação lacres, garrafas pet e latinhas, que foram doados a ‘Escola Caminho da Esperança/Pestalozzi’, dando continuidade a campanha, ‘Lacre é Bonito’, realizada pela instituição para a aquisição de cadeiras de rodas.
Em 2020 e 2021 as atividades foram virtuais, devido ao período de pandemia, com concursos de desenho, com crianças entre 8 e 14 anos e adoção de mudinhas. Confira como foram as edições anteriores nos links:
Osvaldo Esterquile, engenheiro ambiental e responsável pela coordenação das ações ambientais do passeio, também reforçou a importância da premiação e agradeceu ao Executivo pela valorização de práticas ambientais.
“Quero agradecer a administração atual pelo reconhecimento, porque este tipo de título valoriza e estimula outras empresas e mesmo as que já estão articulando projetos desse tipo, a continuar e melhorar os projetos cada vez mais. E também um agradecimento à secretária Ana Trevelin, por estar observando de perto, cada atitude, iniciativa, que foi premiada”.
Além do Rio Sucuri, sete instituições não governamentais, entre elas a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), que foi parceira na seleção dos desenhos em 2020, também foram premiadas e três que se comprometem à conservação da natureza através de programas e projetos continuados de plantio de mudas nativas, educação ambiental e proteção de fauna, por exemplo, receberam o título de Amigo do Meio Ambiente.

Rio Sucuri
O Rio Sucuri está localizado em uma propriedade rural, que alia diferentes atividades, como agricultura, pecuária e turismo, bem como uma área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de mais de 642 hectares.
Além do Educando com o Turismo o atrativo também desenvolve em sua propriedade outros projetos como o Meliponário do Rio Sucuri – com a criação de abelhas sem ferrão, nativas da região; e o projeto Agroflorestando, o cultivo através do sistema Agroflorestal (SAF). Projeto Adote sua muda, desenvolvido em parceria com a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), consiste na venda de mudinhas nativas no atrativo turístico, e o valor arrecadado é convertido para ações de conservação no município de Bonito.
Commentaires